sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Radioterapia! =)

Meeeus amores!!!
Voltei!
Desculpem! =(
Reclamei hoje mesmo pra um amigo que tava sem tempo pra nada, e abandonei tudo! Inclusive meu bloguezinho amado!!!!

Entãão.
Hoje resolvi falar da Radioterapia.
Anteontem e ontem teve feira da profissão na minha escola, e falei exatamente sobre isso! [Minha coordenadora é A coordenadora! Me deu justamente esse tema pra fazer! ;D]
Enfim...

A Radioterapia pode ser feita de duas formas...
Externa [teleterapia] e interna [braquiterapia]
A mais usada [e na maioria dos casos], é a teleterapia...Ela é feita apartir de um acelerador linear, que transforma energia elétrica em radiação...antigamente, era usado um aparelho de cobalto [não menos eficiente], mas com o acelerador linear, o tempo de exposição do paciente é muito menor que antigamente.
Antes do paciente ir pra sala de tratamento, ele passa por um simulador, onde trabalham 3 profissionais juntos: Um médico especializado em oncologia, um físico médico e um técnico em radiologia. É lá que eles vão determinar os parâmetros do tratamento, farão um raio-x pra saber exatamente o local do tumor, os cálculos para quantidade de radiação e tempo de exposição do paciente!
Caso o local tratado seja pescoço ou cabeça, é no simulador também que é feita a máscara termoplástica! Que são máscaras moldadas no rosto da pessoa [cada paciente com a sua], pra que a marcação exata da radioterapia não seja feita direto no rosto do paciente, já que antigamente existia muito preconceito, pois a marcação era feita no primeiro dia de tratamento, e ficava até o seu término!
Depois de tudo pronto, aí sim o paciente vai pra sala de tratamento onde é tomada a radioterapia! ;D
A braquiterapia [ou radioterapia interna] não é feita por radiação. Ela é feita por uma substância chamada irígio, que é um tratamento que vai direto no tumor. Mais usada em casos de ca. de próstata e cólo do útero.

Enfim, acho que falei muito hoje, né?!
Mas é que expliquei sobre radio 2 dias seguidos, imaginem! rs
E desculpem pelo 'abandono' do blog...
Minha vida anda MEGA corrida, e não tenho estado muito bem psicológicamente, por motivos particulares.! =/
Obrigada! =)
Beijo grande.
Fiquem com Deus.
Boa noite! s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário